A Décima Colina, fundada em 1995, desenvolve todos os processos de apresentação de eventos culturais.
Incluindo a concepção e desenho do projecto, a escolha artística nacional e internacional, orçamentação, angariação de apoios, a montagem financeira a produção executiva, a comunicação e o marketing e ainda a gestão de equipas. Trabalha no âmbito das artes performativas e visuais, desenvolve também projectos na área corporate.
Desenvolve a sua actividade não só em Portugal, mas também no México, Espanha, França, Macau, Hong Kong, Brasil, USA, Japão e Coreia do Sul, África do Sul, Angola, entre outros países.
“Pensaram que eu era surrealista, mas nunca fui. Nunca pintei sonhos, só pintei a minha própria realidade.”
Vários espaços e locais: a Décima Colina tem apresentando os seus projectos culturais e artísticos em arenas e pavilhões, em salas, teatros, coliseus ou espaços intimistas, em locais públicos e de livre acesso, em espaços privados, em monumentos e ainda em património histórico nacional como Museus, Palácios e Castelos, não só em Portugal mas também em várias salas no estrangeiro.
Internacionalmente salientamos alguns locais emblemáticos como o Palácio de S. Clemente e o Teatro Municipal, no Rio de Janeiro, no Brasil, nos USA o Kennedy Center em Washington, o Alvin Ailey Theater em Nova Iorque, o Circulo Bellas Artes em Madrid, Espanha, o Teatro D. Pedro V , a Casa do Mandarim e o Casino Venetian em Macau ou ainda o Joburgtheatre em Joanesburgo e o Theatre Cocoon em Tokyo, no Japão.
Artistas Internacionais: Woody Allen, José Carreras, Kiri Te Kanawa, Nelson Ebo, Sergei Leiferkus, Paco de Lucia, Vicente Amigo, Mayumana, Ballets Trockadero de Monte Carlo, Cullbergballet, Joaquin Cortés, National Ballet of Spain, Grupo Corpo, The Manhattan Transfer , Count Basie Orchestra, Herbie Hancock, Pat Metheny, Chick Corea, BBKing, Georges Moustaki, Diego el Cigala, UteLemper, Cirque Plume, Leona Lewis, Joe Cocker, Bryan Ferry, Scorpions, Roberto Carlos, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Miguel Falabella , Claudia Raia, entre muitos outros.
Artistas Nacionais: Diogo Infante, Rui Veloso, Pedro Abrunhosa, Ana Moura, Antonio Zambujo, Herman José, Áurea, Bárbara Tinoco, Tatanka, Carminho, Cuca Roseta, Kátia Guerreiro, Ana Bacalhau, Luis de Matos, os pianistas Adriano Jordão, Pedro Burmester , Artur Pizarro e Mário Laginha, Sofia Escobar, Coro e Orquestra Gulbenkian, Ana Quintans, Cátia Moreso, Cecília Rodrigues, Carolina Figueiredo, Carla Caramujo, várias orquestras nacionais, Comedia à la Carte, Marta Gautier, Jorge Palma, Sergio Godinho, João Gil, Luis Represas, Amor Electro, Tim , Camané, Miguel Araújo, Rita Redshoes, David Fonseca, Clã, Cláudia Vieira e Luis Gaspar, Ricardo Carriço, Teresa Salgueiro, The Black Mamba, Cristina Rodrigues e Ana Mesquita, entre muitos outros.
Nos anos de pandemia, em Abril de 2020, foi uma das primeiras empresas em Portugal a implementar e a desenvolver projectos com artistas para apresentação de concertos em formato digital, evoluindo posteriormente para concertos em formato híbrido.
Alexandra Maurício tem uma larga experiência na gestão, programação e produção de actividades culturais e artísticas, estendendo ainda a sua actuação à área dos eventos corporate e do terceiro sector; a nível académico é licenciada em Gestão e Administração Pública, pelo ISCSP e tem uma pós-graduada em Gestão de Artes, pelo Instituto Nacional de Administração. Terminou os estudos gerais de música no Conservatório Nacional de Lisboa , estudou piano e canto e foi ainda professora de iniciação musical. Fala 4 línguas.
Desde 1995 e até à actualidade é gestora cultural, programadora e directora da produtora de espectáculos Décima Colina. De 1996 a 1998 integrou a equipa da Expo’98 de Lisboa, estando 3 anos na área das Operações, foi ainda directora de produção do Centro Cultural de Belém, em 1993 e 1994 e em 1992 fez parte da equipa que trabalhou no Pavilhão de Portugal durante a Expo’92 de Sevilha, colaborando nesse contexto com a Antena 1, como jornalista cultural.
No âmbito do seu trabalho como gestora cultural , produtora e programadora de espectáculos, desenvolve os processos de apresentação de eventos culturais, incluindo concepção e desenho do projecto, escolha artística nacional e internacional , orçamentação, angariação e montagem financeira, produção executiva, comunicação e marketing e a gestão de equipas.
Como programadora privilegia as artes performativas, assim tem apresentado, de diferentes proveniências e em vários países, peças de teatro, companhias de dança, espectáculos de música nas mais diferentes áreas desde a clássica ao jazz, ópera, multimédia, novo circo, etc.. Co-produziu também uma série de televisão sobre companhias de dança contemporânea, portuguesas, com o apoio da Fundação EDP.
Desenvolve a sua actividade não só em Portugal, mas também em Espanha, França, Macau, onde apresentou Sofia Escobar e os Mayumana, entre outros artistas, Hong Kong, Brasil, onde levou às cidades do Rio e de São Paulo o Ballet Nacional de Espanha, nos USA, Japão, Coreia do Sul, África do Sul e Espanha apresentou a tournée da Ode Marítima, de Fernando Pessoa, com o Diogo Infante e João Gil, trabalha ainda no México e em Angola, entre outros países.
Destacam-se alguns artistas e companhias com que já trabalhou : Woody Allen, José Carreras, Kiri Te Kanawa, Paco de Lucia, Vicente Amigo, Mayumana, Ballets Trockadero de Monte Carlo, Cullbergballet, Joaquin Cortés, Ballet Nacional de Espanha, Grupo Corpo, The Manhattan Transfer, Count Basie Orchestra, Herbie Hancock, Pat Metheny, Chick Corea, B.B.King , Georges Moustaki, Ute Lemper, Cirque Plume, Leona Lewis, Joe Cocker, Bryan Ferry, Scorpions, Roberto Carlos, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Miguel Falabella, entre muitos outros.
Tem ainda desenvolvido vários projectos culturais com a presença da quase totalidade dos artistas nacionais, destacando-se a concepção e programação dos “Concertos Íntimos “ em Fafe, implementou projectos pioneiros em formato digital e hibrido nos anos de pandemia, e colabora actualmente com novas iniciativas em espaços culturais de Lisboa.
Trabalha regularmente com o pianista e director artístico Adriano Jordão, nomeadamente na direção e produção geral do Festival de Musica de Mafra e na concepção e realização de outras actividades culturais nesta vila, em estreita ligação com o município e com o Palácio Nacional, colabora pontualmente com o Festival Internacional dos Açores e com outros festivais no país e no estrangeiro, tanto no campo das artes performativas, quanto visuais.
Colaborou como curadora e programadora na 1º e 2ª edição do Festival IN ( Lisboa), em 2013 e 2015 – Festival dedicado às indústrias culturais e criativas e também no ano de 2015 levou ao Brasil – Rio de Janeiro – a instalação da artista plástica Cristina Rodrigues intitulada “ A Beleza que não é só minha”.
Faz ainda trabalho de mentoria para alguns jovens artistas em início de carreira e colabora com projectos internacionais com vista à sua implementação em território nacional.
Para além do trabalho como directora-geral da Décima Colina, de 2017 a 2020 acumulou funções como autarca , em Lisboa.
Trabalhou como Voluntária e desenvolveu e implementou, em colaboração com a Refood e os Escuteiros do 1100, um projecto de emergência alimentar no ano de 2020 em contexto de pandemia.
Colabora com a Décima Colina desde a sua fundação onde coordena e dirige todos os dossiers técnicos, equipas e a montagem de espectáculos e de vários e diferentes eventos. É também desenhador de iluminação e formador nas áreas de iluminação e de direcção técnica de espectáculos.
Consultor artístico em vários projectos, Adriano Jordão é um pianista com uma vasta e conceituada carreira internacional. Foi o fundador e director de vários Festivais de música ( nomeadamente de Macau e dos Açores ) tendo actualmente a direção artística do Festival deMúsica de Mafra. Desempenhou ainda funções como conselheiro cultural no Brasil e como administrador na OPARTE.
Colabora com a Décima Colina desde 2019, dando apoio na realização de espectáculos e de eventos corporate. Estuda na Faculdade de Letras e integra ainda o TUT-TeatroAcadémico da ULisboa. Fala correctamente 3 línguas.
Este site usa cookies para uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este site,
está a concordar com a nossa Política de Privacidade e Termos e Condições.